Importância, capacidade e conforto ao conversar com crianças sobre sexualidade: comparação entre pais e professores

Conteúdo do artigo principal

Ana Kamila Borgonovo
Cynthia Borges de Moura
Priscila Paiva Cabral
Vanize Meneghetti

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar a avaliação de 46 pais e 82 professores de alunos do quinto ano do ensino fundamental de escolas municipais de Foz do Iguaçu – PR, quanto ao grau de importância, capacidade e conforto, atribuído a 23 temas em sexualidade, por meio de uma escala Likert de cinco pontos. Os pais relataram maior grau de importância, capacidade e conforto para discutir sobre temas da sexualidade com seus filhos do que os professores, e os temas relacionados ao ato sexual foram pontuados com menor grau por ambos. Os professores atribuíram muita capacidade apenas a tópicos relativos aos aspectos biológicos do corpo feminino e à gravidez. Este estudo reforça a necessidade da elaboração de programas de capacitação sobre sexualidade para professores e pais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Borgonovo, A. K., Moura, C. B. de, Cabral, P. P., & Meneghetti, V. (2017). Importância, capacidade e conforto ao conversar com crianças sobre sexualidade: comparação entre pais e professores. Educação Online, (26), 97–119. https://doi.org/10.36556/eol.v0i26.327
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cynthia Borges de Moura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Psicologa. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.