A concepção de corpo e sua interface entre gênero e sexualidade nos PCNs e na BNCC

Conteúdo do artigo principal

Jeizi Loici Back
Francis Mary Guimarães Nogueira

Resumo

Esta pesquisa examina a concepção de corpo e sua interface entre gênero e sexualidade, expressa nas políticas educacionais dos anos de 1990, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. A metodologia se restringiu à pesquisa documental e bibliográfica e apontou que o corpo, como construção sócio-histórica, vem sendo normatizado de acordo com as necessidades de cada momento político no Brasil. Nessa perspectiva, a escola atua como importante instituição que opera para a normatização, refletida na implantação dos PCNs e da BNCC.

Detalhes do artigo

Como Citar
Back, J. L., & Guimarães Nogueira , F. M. . (2021). A concepção de corpo e sua interface entre gênero e sexualidade nos PCNs e na BNCC. Educação Online, 16(36), 70–89. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.835
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jeizi Loici Back, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná  - Unioeste,  curso financiado pelo Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), com parceria de movimentos populares do campo (2012). 
Especialização em trabalho, educação e movimentos sociais, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Epsjv), em pareceria com a Fiocruz (2014). Especialização em educação do campo pela Unioeste (2014). Mestre em Educação pela Unieste (2020).Lecionei em escolas do campo e atuo em movimentos sociais do campo. 

Francis Mary Guimarães Nogueira , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Possui graduação em letras pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), mestrado em história e filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em filosofia e história da educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente, é acadêmica da Universidade Central da Venezuela e professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de educação, com ênfase em fundamentos da educação história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação no campo, política educacional, Venezuela e políticas sociais.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.