A concepção de corpo e sua interface entre gênero e sexualidade nos PCNs e na BNCC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa examina a concepção de corpo e sua interface entre gênero e sexualidade, expressa nas políticas educacionais dos anos de 1990, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. A metodologia se restringiu à pesquisa documental e bibliográfica e apontou que o corpo, como construção sócio-histórica, vem sendo normatizado de acordo com as necessidades de cada momento político no Brasil. Nessa perspectiva, a escola atua como importante instituição que opera para a normatização, refletida na implantação dos PCNs e da BNCC.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.