Inclusão no ensino superior em engenharia: o projeto pedagógico do curso de engenharia mecânica do IFBA Campus de Salvador
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma análise do Projeto Pedagógico de Curso do Bacharelado em Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – Campus de Salvador, aprovado em 2019, comparando-o com sua versão anterior, no aspecto da inclusão de pessoas com deficiência. Foram feitos estudos bibliográficos sobre currículo e legislação que tratam da inclusão, revisão de literatura sobre estudos que analisaram PPC de cursos superiores, sobretudo da engenharia, e documentos internos da instituição. Há um aumento no número de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil e na Bahia, mas existem vagas de trabalho que não são preenchidas, por falta de mão de obra qualificada que possua algum tipo de deficiência. A atual versão do PPC atende à legislação vigente e inclui todos os documentos institucionais que tratam de acessibilidade. A atualização de um PPC, além de alinhar o documento à uma legislação, visa a promover um ambiente inclusivo de fato.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.