Ensinar matemática nos anos iniciais e ludicidade: o que significou para estudantes de uma turma do curso de pedagogia da UFSCar?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva caracterizar as propostas das disciplinas oferecidas pelo curso de pedagogia da UFSCar, quanto à ludicidade e ao professor que ensinará matemática nos anos iniciais, entender o lugar que ocupam no curso e como foram significadas pelas estudantes. Para isso, portanto, respaldou-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa. As narrativas produzidas pelas cinco participantes da pesquisa, em seus diários e entrevistas narrativas, foram analisadas, tendo em vista o que propõem as disciplinas do curso de pedagogia da UFSCar, em busca de indício de como se dá essa formação e como ela foi significada por elas. Consideramos, portanto, após o estudo realizado, que a formação do professor que ensinará matemática nos anos iniciais e a ludicidade ocupam um lugar diminuto e silenciado no curso.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.