A presença da disciplina de filosofia no currículo escolar de Moçambique

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Alvaro Oliveira
Celso João Carminati

Resumo

Neste artigo, analisamos o atual contexto da presença da disciplina de filosofia, no ensino secundário geral do segundo ciclo (11º e 12º anos de escolaridade), de Moçambique, contextualizando historicamente sua configuração e as condições do ensino. Os resultados indicam que o ensino da filosofia nesse nível é ministrado com objetivos predefinidos, com potencial para uma aprendizagem significativa. Já a pesquisa é utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem. Há diversas lacunas a registrar: ratio conteúdos, carga horária semanal, acervo bibliográfico abaixo das necessidades.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, A. A., & Carminati, C. J. (2019). A presença da disciplina de filosofia no currículo escolar de Moçambique. Educação Online, 14(31), 105–121. https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.593
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Alvaro Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado em ensino de Filosofia e mestre em Filosofia / Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique.

Doutorando no programa de Pós-Graduação em educação na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; na linha de pesquisa história e historiografia da educação.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.