Impressões e experiências sobre o exercício da docência na educação infantil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto apresenta um substrato da investigação que teve como objeto de estudo o ambiente educativo da creche. Tendo como premissa básica que, em espaços educacionais coletivos, nas interações adulto-criança, o papel do parceiro mais experiente é norteado pelas concepções e percepções do grupo cultural ao qual pertence, a pesquisa buscou entender como os profissionais compreendem o seu papel social e o da creche, tendo como procedimento para coleta dos dados o uso de ‘relatos da prática’. As informações obtidas foram tratadas a partir da análise do discurso da vertente bakhtiniana, apresentando-se excertos de um dos relatos e as reflexões decorrentes.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)