A especificidade do caso do Ceará: análise dos dados das edições de 2019 e 2022 (diagnóstica e somativa) do Spaece

Conteúdo do artigo principal

Wagner Silveira Rezende
Karina Carrasqueira
Maria Helena de Aguiar Bravo
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa “Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19” e buscou verificar o efeito da pandemia na proficiência dos estudantes das redes estadual e municipais do Ceará, comparando períodos pré-pandemia (2018 e 2109) e períodos posteriores (início e final de 2022) ao retorno das aulas presenciais, observando aspectos relacionados à equidade entre sexo, raça e de nível socioeconômico. Os dados utilizados são do Spaece e a análise é descritiva. Os resultados mostram que os alunos do Ceará, assim como os estudantes do Brasil, deixaram de aprender o que era necessário para sua série durante a pandemia. Contudo, ao retornarem para as aulas presenciais, os alunos cearenses tiveram um ganho de aprendizagem grande, voltando, no final de 2022, aos patamares de proficiência de antes da pandemia. Além disso, esses ganhos foram maiores para os alunos pretos e de menor nível socioeconômico, indicando que as redes conseguiram compensar as desigualdades de aprendizado acentuadas durante o ensino remoto.


Abstract


This article is part of the research project “Implementation of Educational Policies and Inequalities in the Context of the Covid-19 Pandemic”. It aimed to assess the effects of the pandemic on student proficiency in state and municipal school systems in Ceará. We compared pre-pandemic periods (2018 and 2019) with post-pandemic periods (beginning and end of 2022) after the return to in-person classes. The study focused on aspects related to equity in terms of gender, race, and socioeconomic status. The data comes from Spaece, and the analysis was descriptive. The results show that students in Ceará, like those across Brazil, failed to learn what was expected for their grade level during the pandemic. However, after returning to in-person classes, students in Ceará made significant learning gains, reaching pre-pandemic proficiency levels by the end of 2022. Moreover, these gains were greater among Black students and those from lower socioeconomic backgrounds, indicating that the school systems were able to compensate for the learning inequalities that had worsened during remote education.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rezende, W. S., Carrasqueira, K., Bravo, M. H. de A., & Cruz, M. do C. M. T. (2025). A especificidade do caso do Ceará: análise dos dados das edições de 2019 e 2022 (diagnóstica e somativa) do Spaece. Educação On-Line, 20(48), e252048FSP04. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2065
Seção
Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19
Biografia do Autor

Wagner Silveira Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Titulação: bacharelado em direito; licenciatura e bacharelado em ciências sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestrado em ciências sociais pela UFJF; doutorado em ciências sociais e em educação pela UFJF

Função atual: professor adjunto da Faculdade de Direito da UFJF; membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFJF; membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF; diretor do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF); membro do grupo de pesquisas Direito, Argumentação e Inovação, da Faculdade de Direito da UFJF; membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe).

Área de pesquisa: avaliação educacional, com ênfase na educação básica, gestão educacional, teoria social, sociologia e antropologia do direito, sociologia e educação, retórica e argumentação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5372700780542200

Karina Carrasqueira, Universidade São Francisco (USF)

Titulação: graduação em ciências sociais; mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Função atual: professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF); vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (Gesq/PUC-Rio); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ética, Política e História da Educação Brasileira (Gepheb/USF); membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas de Educação (Reippe).

Área de pesquisa: sociologia da educação, desigualdades educacionais, eficácia escolar e politicas públicas de educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5155527768849770

Maria Helena de Aguiar Bravo, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Titulação: graduação em pedagogia; mestrado e doutorado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).

Atualmente é  Função atual: vice-coordenadora e professora do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid; coordenadora de Pesquisas Qualitativas no Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede);membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) na Feusp, da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (Gepesc) na Ufscar.

Área de pesquisa: avaliação educacional, implementação de políticas públicas, planejamento e gestão da educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3848217431620650

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

 

Titulação: graduação em administração pública, mestrado e doutorado em administração pública e governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP.

Função atual: professora da pós-graduação em educação  e do mestrado profissional em formação de gestores educacionais da Universidade de São Paulo (Unicid); professora da pós-graduação em gestão pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp); professora credenciada da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo; membro da Rede de Estudos de Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe); membro do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão, de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS).

Área de pesquisa: administração pública, políticas públicas, educação, ciclo de políticas públicas, consórcio intermunicipal e transição de governo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6109390836008571

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