A especificidade do caso do Ceará: análise dos dados das edições de 2019 e 2022 (diagnóstica e somativa) do Spaece
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Resumo
Este artigo faz parte da pesquisa “Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19” e buscou verificar o efeito da pandemia na proficiência dos estudantes das redes estadual e municipais do Ceará, comparando períodos pré-pandemia (2018 e 2109) e períodos posteriores (início e final de 2022) ao retorno das aulas presenciais, observando aspectos relacionados à equidade entre sexo, raça e de nível socioeconômico. Os dados utilizados são do Spaece e a análise é descritiva. Os resultados mostram que os alunos do Ceará, assim como os estudantes do Brasil, deixaram de aprender o que era necessário para sua série durante a pandemia. Contudo, ao retornarem para as aulas presenciais, os alunos cearenses tiveram um ganho de aprendizagem grande, voltando, no final de 2022, aos patamares de proficiência de antes da pandemia. Além disso, esses ganhos foram maiores para os alunos pretos e de menor nível socioeconômico, indicando que as redes conseguiram compensar as desigualdades de aprendizado acentuadas durante o ensino remoto.
Abstract
This article is part of the research project “Implementation of Educational Policies and Inequalities in the Context of the Covid-19 Pandemic”. It aimed to assess the effects of the pandemic on student proficiency in state and municipal school systems in Ceará. We compared pre-pandemic periods (2018 and 2019) with post-pandemic periods (beginning and end of 2022) after the return to in-person classes. The study focused on aspects related to equity in terms of gender, race, and socioeconomic status. The data comes from Spaece, and the analysis was descriptive. The results show that students in Ceará, like those across Brazil, failed to learn what was expected for their grade level during the pandemic. However, after returning to in-person classes, students in Ceará made significant learning gains, reaching pre-pandemic proficiency levels by the end of 2022. Moreover, these gains were greater among Black students and those from lower socioeconomic backgrounds, indicating that the school systems were able to compensate for the learning inequalities that had worsened during remote education.
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