Professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1946-1964)
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Resumo
Neste artigo, estudamos aspectos de construção da identidade do professor do antigo ensino secundário, tomando como objeto catedráticos e docentes livres do Colégio Pedro II. O recorte temporal da pesquisa é o período de Redemocratização, que se inicia com o fim do Estado Novo e termina com o Golpe de 1964, quando o colégio se expande, encerra um ciclo e perde o seu caráter modelar. Busca-se entender como foi se configurando o quadro docente do colégio. Apropriamo-nos da categoria analítica de “programa institucional”, na perspectiva de Dubet (2002), e abordamos a identidade docente, a partir de Dubar (1997), sobre como o sujeito constrói a sua “identidade profissional”. As fontes analisadas foram localizadas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. Foi possível identificar as formas de seleção desses professores, aspectos da constituição de suas carreiras, além de atribuições, deveres e penalidades a que estavam submetidos em caso de descumprimento das normas.
Abstract
This article is a study about the construction of the identity of secondary school teachers, focused in professors and teachers at Colégio Pedro II. The time frame of the research is the period of Brazilian Redemocratization, which is between the end of the Estado Novo and the 1964 Coup. During this time, the school expands, ends a cycle, and loses its model character. It aims to understand how the teaching staff at the school was shaped. We used the analytical category “institutional program” from Dubet (2002) and approach teaching identity based on Dubar (1997), on how the subject constructs his or her “professional identity”. The sources analyzed were in the Documentation and Memory Center of Colégio Pedro II. It was possible to identify the ways in which these teachers were selected, aspects of the constitution of their careers, responsibilities, duties, and penalties to which they were subject in case of non-compliance with the rules.
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