Música no desenvolvimento da comunicação interpessoal e socialização de adolescentes: uma revisão de escopo Music in the development of interpersonal communication and socialization of adolescents: a scoping review

Conteúdo do artigo principal

Bianca Mello da Silva
Carlos Alberto Paixão de Sousa
Thaís Kliewer
Mariana Lacerda Arruda
Gislaine Cristina Vagetti

Resumo

Objetivo: Investigar as contribuições da música para o desenvolvimento da comunicação interpessoal e social de adolescentes. Método: Revisão de escopo, com busca no Portal Periódicos da Capes e nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo),Biblioteca Virtual da Saúde(BVS) e Education Resources Information Center(Eric), a partir de 2018 até o ano de 2023. Considerando os descritores ‘communication’, ‘development’, ‘teens, ‘adolescents’, ‘music’, e seus correspondentes na língua portuguesa e espanhola, usando os operadores booleanos ‘AND’ e ‘OR’. Foram selecionados apenas artigos que abordassem como tema as contribuições da música para os adolescentes nos seus aspectos comunicativos interpessoais e de sociabilidade e os que estivessem disponíveis na íntegra. Resultados: As buscas resultaram em 10 artigos eleitos para compor a revisão. Os documentos apresentaram pesquisas de campo com abordagens quantitativas, qualitativas e somente uma mista.  Conclusão: Foram identificadas contribuições positivas da música para jovens e adolescentes nos aspectos sociais e interpessoais, além de outros benefícios observados na análise. 


Abstract


Objective: To investigate the contributions of music to the development of interpersonal and social communication among adolescents. Method: Scoping review, searching the Capes Periodicals Portal and the Scientific Electronic Library Online (Scielo), Virtual Health Library (BVS), and Education Resources Information Center (Eric) databases, from 2018 to 2023. The descriptors 'communication', 'development', 'teens', 'adolescents', 'music', and their corresponding terms in Portuguese and Spanish were considered, using the Boolean operators 'AND' and 'OR.' Only articles addressing the contributions of music to adolescents' interpersonal communication and sociability and articles available in full were selected. Results: The search resulted in 10 articles selected for the review. The documents presented field research with quantitative and qualitative approaches, and only one with a mixed approach. Conclusion: Positive contributions of music for young people and adolescents were identified in social and interpersonal aspects, in addition to other benefits observed in the analysis.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, B. M. da, Sousa, C. A. P. de, Kliewer, T., Lacerda Arruda, M., & Vagetti, G. C. (2025). Música no desenvolvimento da comunicação interpessoal e socialização de adolescentes: uma revisão de escopo: Music in the development of interpersonal communication and socialization of adolescents: a scoping review. Educação On-Line, 20(48), e25204818. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.1895
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bianca Mello da Silva, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Titulação: graduanda no curso de bacharelado em musicoterapia, na Unespar-Campus de Curitiba II (FAP).

Função atual:  bolsista pela Fundação Araucária no Programa de Iniciação Científica (2024-2025); Integrante-estudante no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (Nepim), da Universidade Estadual do Paraná;  representante discente do colegiado do bacharelado em musicoterapia (2024-2025), represente discente do Conselho Administrativo do Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia (Caemt) e Secretária geral do Centro Acadêmico de Musicoterapia (CAMT) na gestão 2024-2025. 

 

Carlos Alberto Paixão de Sousa, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Titulação: graduando em musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Área de pesquisa: musicoterapia

Thaís Kliewer, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Titulação: estudante do bacharelado em musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Mariana Lacerda Arruda, Universidade Estadual do Paraná

Titulação: doutorado em educação (UFPR); mestrado em educação (UFPR); especialização em neuropsicologia (2006); especialização em educação especial (2009);  graduação em musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2005 - Unespar/FAP);  curso técnico em música pela Escola de Educação Profissionalizante Rosa Mística.

Função atual: diretora do Centro de Música e Musicoterapia da Unespar - Campus de Curitiba II; professora do bacharelado em musicoterapia e do mestrado profissional em educação inclusiva da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (Nepim/CNPQ);  editora da Revista InCantare (qualis/Capes A4). 

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Federal do Paraná

Titulação: doutorado em educação física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012).; mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006).

Função atual: professora associada da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II, professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (PPGE/UFPR/Capes 7); professora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) na Unespar; professora do Programa de Pós-Graduação em Música (PPG-Mus) na Unespar; lLíder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Unespar; vice-líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (Cepepe) da UFPR.; Membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (Nepim) da Unespar; membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); membro da Rede Paranaense de pesquisa na área da pessoa idosa

 

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.