Relações de ensino-aprendizagem nas novas configurações familiares: os avós cuidadores e a educação dos netos

Conteúdo do artigo principal

Tatiane Kelly Pinto Carvalho
Rosa Maria da Exaltação Coutrim
Nubia Regina Moreira

Resumo

Na sociedade contemporânea, temos observado diferentes configurações familiares. Nesse sentido, buscando conhecer as práticas educativas dos avós, este estudo partiu da seguinte questão problema: Quais são as principais estratégias e mobilizações dos avós cuidadores que influenciaram a longevidade escolar dos netos jovens? A metodologia, de cunho qualitativo, pautou-se, principalmente, na aplicação de questionários a estudantes de uma universidade pública em Minas Gerais e na realização de entrevistas semiestruturadas com universitárias e suas respectivas avós. Neste artigo, apresentaremos o caso de uma estudante do curso de psicologia e sua avó. Os resultados revelaram que a avó considera o esforço da neta ao longo da educação básica, destacando o compromisso com as tarefas escolares. A criação de uma rede de apoio, o incentivo à leitura, bem como a escolha dos estabelecimentos escolares frequentados pela neta, contribuiu para a longevidade escolar da estudante.


Abstract


In contemporary society we have observed different family configurations. This study aims to understand the educational practices of grandparents from the following problem question: What are the main strategies and mobilizations of caregiver grandparents that influenced the school longevity of young grandchildren? Research methodology is of a qualitative nature. It was mainly based on the application of questionnaires to students at a public university in Minas Gerais. It was carried out with semi-structured interviews with university students and their respective grandmothers. In this article, we will present the case of a Psychology student and her grandmother. The results revealed that the grandmother considers her granddaughter's efforts throughout basic education, highlighting her commitment to school tasks. The creation of a support network, the encouragement of reading, as well as the choice of school establishments attended by the granddaughter contributed to the student's academic longevity.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho, T. K. P., Coutrim , R. M. da E., & Moreira , N. R. (2024). Relações de ensino-aprendizagem nas novas configurações familiares: os avós cuidadores e a educação dos netos . Educação Online, 19(47), e24194717. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1866
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tatiane Kelly Pinto Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Titulação: graduada em história pela UFMG; mestre em educação pela UEMG; doutora em educação pela Ufop

Função atual: pós-doutoranda em educação pela Uesb

Área de pesquisa: sociologia da educação, relação família-escola, história da educação

Rosa Maria da Exaltação Coutrim , Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Titulação: graduação em ciências sociais (Unesp); especialização em gerontologia (USP); mestrado em história (Unesp); doutorado em ciências humanas - sociologia e política (UFMG) ;pós-doutorado em educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.

Tem experiência nas áreas de metodologia científica e sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento.

Função atual: professora associada do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto;  coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento e Educação, sediado no Nesfe.

Área de pesquisa: relação família-escola, relação avós e netos no processo educativo, envelhecimento e educação, longevidade escolar nas camadas populares.

Nubia Regina Moreira , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Titulação: graduada em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);  doutora em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). 

Função atual: professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb – Ppged)

Área de pesquisa: currículo e políticas de subjetivações e processos de racialização, teoria curricular, epistemologias feministas afrodiaspóricas

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