Infância, Formação e Cultura: uma Trajetória de Pesquisa
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Resumo
Este texto apresenta a trajetória do Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC). O grupo desenvolve pesquisas voltadas a políticas públicas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, formação de professores, leitura/escrita, interações de crianças e adultos na cultura contemporânea. O texto aborda, inicialmente os dois projetos institucionais desenvolvidos nos últimos anos: “Formação de profissionais de educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro realizado”, concluído em 2004, e “Crianças e adultos em diferentes contextos: infância, a cultura contemporânea e a educação”, iniciado em 2005. Em seguida, sintetiza referências teóricas metodológicas que os orientam, baseadas nos estudos da linguagem (Bakhtin, Benjamin e Vygotsky), na sociologia da infância e nas políticas públicas. No terceiro item, descreve projetos desenvolvidos como teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de especialização. As principais produções da equipe e as questões críticas de pesquisa são abordadas ao longo do texto.
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