Qualidade na Educação e no Currículo: Tensões e Desafios
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Aborda-se, no texto, a construção da qualidade na educação e no currículo. Destacam-se tensões e desafios envolvidos nessa construção. Defende-se uma visão sócio-cultural de qualidade, que inclui capacitar o aluno a movimentar-se bem em seu ambiente cotidiano, bem como a ir além desse ambiente e envolver-se na luta por mudanças individuais e coletivas. Considera-se que relevância no currículo se relaciona aos conhecimentos e habilidades que permitem o bom desempenho no mundo imediato e propiciam ir além desse mesmo mundo. Argumenta-se que uma educação de qualidade precisa favorecer ao estudante o acesso aos conhecimentos disponíveis na sociedade bem como centrar-se na cultura, de modo a responder à pluralidade que marca as sociedades contemporâneas, bem como desafiar as relações de poder que têm preservado situações de opressão para distintos indivíduos e grupos, em decorrência de classe social, raça, gênero e sexualidade.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.