Entre a realidade e a fantasia: práticas educativas relatadas por pais e filmes infantis
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender os estilos parentais, presentes nos filmes de família contemporâneos e nas entrevistas realizadas com os pais. Partiu-se da premissa de que a mídia infantil explora conteúdos morais, socialmente compartilhados, instigando, sutilmente, modelos educacionais, propensos a serem seguidos pela sociedade. Subdividiu-se o trabalho em: análise do conteúdo de animações infantis, análise das entrevistas dos pais e uma avaliação cuidadosa desses mesmos dados, realizada por um juiz independente. Entendeu-se que as mudanças comportamentais dos personagens/pais das animações retratam figuras participativas, explicitando a influência da mídia através da moral da história. Os pais entrevistados apresentaram, principalmente, um estilo parental participativo. Esta pesquisa traz implicações sobre os valores transmitidos pela mídia e contribui para reflexões sobre as relações que os pais estabelecem com seus filhos.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.