A Escola e Educação Social: experiências de mediação sociopedagógica em escolas portuguesas

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Ana Vieira

Resumo

Pretendemos, neste texto, dar conta duma investigação efetuada no Centro de Investigação Identidades e Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria - CIID-IPL (www.ciid.ipleiria.pt) que compara as práticas de professores e de Profissionais Superiores de Serviço Social (PSTS) em dois territórios educativos: um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e um agrupamento escolar que tem sustentado uma “Oficina de Comportamento” a par do currículo formal e experimentado um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), do Instituto de Apoio à Criança (IAC) como meio de mediação sociopedagógica. Em ambos os territórios, as funções de mediação têm sido desempenhadas por professores e PSTS, um com mais autonomia para sustentar mediadores, outro que tem privilegiado o projecto educativo como gerador de créditos horários para afectar professores ao trabalho de mediação.

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Como Citar
Vieira, A. (2011). A Escola e Educação Social: experiências de mediação sociopedagógica em escolas portuguesas. Educação Online, (9). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1748
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