A Escola e Educação Social: experiências de mediação sociopedagógica em escolas portuguesas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pretendemos, neste texto, dar conta duma investigação efetuada no Centro de Investigação Identidades e Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria - CIID-IPL (www.ciid.ipleiria.pt) que compara as práticas de professores e de Profissionais Superiores de Serviço Social (PSTS) em dois territórios educativos: um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e um agrupamento escolar que tem sustentado uma “Oficina de Comportamento” a par do currículo formal e experimentado um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), do Instituto de Apoio à Criança (IAC) como meio de mediação sociopedagógica. Em ambos os territórios, as funções de mediação têm sido desempenhadas por professores e PSTS, um com mais autonomia para sustentar mediadores, outro que tem privilegiado o projecto educativo como gerador de créditos horários para afectar professores ao trabalho de mediação.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.