A “Pedagogia do Armário”: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar

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Rogério Diniz Junqueira

Resumo

O artigo explora a relação entre currículo e heteronormatividade no espaço cotidiano escolar. Entendendo o currículo como artefato político, produção cultural e discursiva, o autor considera a noção de “currículo em ação” em relação a uma pluralidade de situações de aprendizagem (formais e informais, planejadas ou não, dentro e fora da sala de aula), no âmbito das quais se constroem saberes, sujeitos, identidades, diferenças, desigualdades, hierarquias e aprofundam-se processos de marginalização e exclusão. A partir da problematização de relatos de profissionais da educação, o autor reflete sobre experiências escolares imbricadas a processos de (re)produção das normas de gênero e dos ditames da matriz heterossexual. Além disso, considera a heteronormatividade, o heterossexismo e a homofobia como elementos que atuam na estruturação do espaço escolar e de suas práticas curriculares e que produzem efeitos sobre todas as pessoas. Por isso, defende a desestabilização dos dispositivos escolares de normalização e de disciplinamento heteronormativos, em favor de uma educação efetivamente inclusiva e de qualidade.

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Como Citar
Junqueira, R. D. (2012). A “Pedagogia do Armário”: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar. Educação Online, (10), 143. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1731
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