O papel da escola pública nas favelas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como principal eixo duas questões que dizem respeito às escolas públicas localizadas nas favelas cariocas: papel da escola pública no universo das favelas e a antinomia entre as lógicas socializadoras desenvolvidas pela escola e pelas famílias de origem popular. A imbricação dessas questões constitui desafio considerável à tarefa de elevar o nível de aprendizado das crianças moradoras das favelas. Nesse sentido, o artigo percorre o surgimento da favela como “questão” para a cidade do Rio de Janeiro, para, logo em seguida, tratar das relações entre escolas, estudantes e suas famílias. Ao final, procuramos apontar alguns caminhos possíveis para a superação da antinomia entre as lógicas socializadoras da escola e das famílias populares. Mantemos ainda a convicção de que a escola, para além do seu papel tradicional, pode ajudar a reconhecer a favela como parte fundamental da cidade.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.