Motivação para o aprendizado em escolas públicas no Rio de Janeiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A finalidade deste artigo é conhecer como a motivação de alunos para o aprendizado se relaciona com o contexto social e escolar. O artigo apresenta o instrumento utilizado na pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais. As escalas de motivação foram obtidas, utilizando as técnicas da teoria de resposta ao item não paramétrica. As análises de variância realizadas produziram resultados que sugerem um caminho para o entendimento de aspectos importantes da eficácia escolar, em particular, a explicitação de características das escolas que promovem maior motivação para o aprendizado entre seus alunos. Considerando as diferenças entre as escolas dos diversos estratos em que a amostra foi dividida, observou-se que, nas escolas pequenas perto de comunidades, os alunos apresentaram um maior nível médio de motivação, tanto do tipo intrínseca como do tipo extrínseca. E ainda, no extremo oposto, as escolas polo de mídia, que são escolas grandes e bem equipadas, mostram entre seus alunos os maiores níveis de desmotivação. Esse resultado, aparentemente contraditório, aponta para a importância da participação da comunidade do entorno da escola na promoção da motivação.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.