A relação escola-museu segundo a visão de professores e educadores museais - Comparação Brasil – França
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Resumo
A relação escola-museu tem sido abordada em pesquisas acadêmicas tanto no campo da educação quanto na educação museal. Quando se trata das visitas escolares, distintas visões e abordagens por parte de professores e mediadores por vezes se chocam. Este artigo aborda parte dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender a visão desses atores e encontrar pontos convergentes para o estabelecimento de relações dialógicas que otimizem esses momentos pedagógicos. Apoiando-se em pesquisas e teóricos do campo e dados produzidos por entrevistas e questionários, encontramos argumentos e expectativas de professores e mediadores. Entendemos que, ao serem compartilhados, esses achados, podem contribuir para que as visitas escolares se tornem experiências prazerosas e plenas de significado para professores, mediadores, e, sobretudo, para as crianças.
Abstract
The school museum connection has been discussed in academic research in both educational and museum education fields. About school visits, different views and approaches from teachers and museum educators sometimes conflict. This article discusses part of the results of a study that sought to understand the vision of these actors and find converging points for establishing dialogical relationships that optimize these pedagogical moments. Relying on research and experts from the field and data produced by interviews and questionnaires, we found arguments and expectations from teachers and educational mediators, which, if shared, can help school visits become experiences that are pleasant and full of meaning for teachers, mediators, and, above all, children.
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