O estado do conhecimento da assistência estudantil e seu financiamento na educação superior brasileira (2013-2022)

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Praciano Lauriano de Lima
Maria Aparecida dos Santos Ferreira

Resumo

E


Resumo


Este artigo objetiva mapear os principais estudos presentes em teses e dissertações que trazem como abordagem a Assistência Estudantil (AE) na educação superior do Brasil, bem como o seu processo de financiamento. Para tanto, utilizou-se o banco de dados de teses e dissertações presentes no catálogo de teses e dissertações da Capes. Os achados da investigação permitiram constatar que os estudos acerca da assistência estudantil abrangem uma variedade de categorias conceituais, revelando a importância desse campo teórico nas produções acadêmicas no Brasil. No que se refere à produção do conhecimento sobre o financiamento da AE, percebeu-se que os estudos sobre essa temática na pós-graduação brasileira ainda são bastante escassos.


Abstract


This article aims to map the main studies present in theses and dissertations that address Student Assistance (SA) in higher education in Brazil as well as its financing process. To this end, we investigate the database of theses and dissertations present in the Capes catalog. The research findings allowed us to verify that studies on student assistance cover a variety of conceptual categories, revealing the importance of this theoretical field in academic productions in Brazil. Regarding the production of knowledge on the financing of SA, it was noted that studies on this topic in Brazilian postgraduate studies are still quite scarce.

Detalhes do artigo

Como Citar
Praciano Lauriano de Lima, C., & dos Santos Ferreira, M. A. (2024). O estado do conhecimento da assistência estudantil e seu financiamento na educação superior brasileira (2013-2022). Educação Online, 19(47), e24194720. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1615
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristiane Praciano Lauriano de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Titulação: mestra em gestão e avaliação da educação pública (UFJF); doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Função atual:  professora da educação básica do estado do Ceará

Área de Pesquisa:  educação com ênfase para o financiamento das políticas educacionais. 

 

Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Titulação:  doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Função atual: professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Área de pesquisa: educação com ênfase para o financiamento das políticas educacionais

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