As práticas pedagógicas no berçário: cuidar-educar-brincar

Conteúdo do artigo principal

Sabrina Plá Sandini
Tamiris Iamara Machado

Resumo

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, e as crianças são marcadas pela separação de seus vínculos familiares. Assim, os professores devem estar preparados para trabalhar com elas no ambiente escolar e visar ao seu desenvolvimento integral. O berçário é um local de compartilhamento de saberes, experiências e vivências e, por isso, se faz importante o cuidar e o brincar com a criança. A pesquisa buscou verificar como podem se estruturar as práticas pedagógicas no berçário e de que forma elas se tornam importantes para o desenvolvimento e aprendizagem do bebê. Para isso, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa do tipo estado de conhecimento, analisando trabalhos que abordam o assunto tratado. Os trabalhos revelam que a brincadeira, atrelada ao cuidar-educar, é fundamental para que aconteçam interações sociais do bebê, como também para conhecer o ambiente que o cerca e realizar novas descobertas.


Abstract


Early childhood education is the first stage of basic education and children are marked by the separation of their family ties. Thus, teachers must be prepared to work with them in the school environment and aim for their all-round development. The nursery is a place for sharing knowledge and experiences. Therefore, it is important to care for and play with the child. The research sought to verify how the pedagogical practices can be structured in the nursery and how they become important for the baby’s development and learning. For this, we use a state of knowledge qualitative type bibliographic research, analyzing works that address the subject. The work reveals that play, linked to care-education, is fundamental for the baby's social interactions, as well as for getting to know the environment around them and making new discoveries.

Detalhes do artigo

Como Citar
Plá Sandini, S., & Machado , T. I. (2024). As práticas pedagógicas no berçário: cuidar-educar-brincar. Educação Online, 19(45), e24194507. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1533
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sabrina Plá Sandini, Universidade Estadual do Centro -Oeste (Unicentro)

Titulação: graduada em psicologia pelo Centro Universitário UniGuairacá; licenciada em pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro;  pós-graduada em docência na educação infantil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.   Função atual: professora da educação infantil    Área de pesquisa: infância e cultura 

Tamiris Iamara Machado , Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Titulação: licenciada em pedagogia; mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG; doutora em ciências de la educación pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina; pós-doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. .     Função Atual: estudante de pós- doutorado em educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste -Unicentro   Área de pesquisa: educação, cultura, diversidade, infância

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.