Alfabetização científica no ensino de ciências: impactos da pandemia no processo de desenvolvimento de crianças e jovens

Conteúdo do artigo principal

Sidclay Campos de Morais
Yzila Liziane Farias Maia de Araújo
Alice Alexandre Pagan

Resumo

Objetivou-se produzir um ensaio teórico para refletir sobre possíveis contribuições da alfabetização científica no enfrentamento aos desafios pós- isolamento nas escolas de educação básica. Foi feita uma caracterização sobre como se deu o momento pandêmico e seus impactos na educação básica. A análise apontou a necessidade de o ensino de ciências desdobrar atenção para dois aspectos no contexto pós-isolamento: 1. a qualidade das informações, quanto à sensibilidade aos aspectos emocionais do processo de ensino e aprendizagem de ciências. Nessa perspectiva, apresentaram-se possibilidades pedagógicas para o cuidado com as fontes adequadas de informações, inclusive as referentes a superação das fake news; 2. a importância de compreender que a educação científica deve estar alinhada às questões socioemocionais para diminuir a vulnerabilidade a partir da ressignificação dessas informações no suporte aos estudantes.


Abstract


 This paper aims to reflect on contributions of scientific literacy in tackling post-isolation challenges in basic education schools. We presented a characterization of the pandemic and its impacts on basic education. The analysis highlighted the need for science teaching to pay attention to two aspects in the post-isolation context: 1. the quality of information, regarding sensitivity to the emotional aspects of the science teaching and learning process. From this perspective, pedagogical possibilities were presented for taking care of appropriate sources of information, including those relating to overcoming fake news; 2. the importance of understanding that scientific education must be aligned with socio-emotional issues to reduce vulnerability by reframing this information to support students.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Campos de Morais, S., Farias Maia de Araújo, Y. L., & Alexandre Pagan, A. (2024). Alfabetização científica no ensino de ciências: impactos da pandemia no processo de desenvolvimento de crianças e jovens. Educação Online, 19(45), e24194506. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1516
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sidclay Campos de Morais, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Titulação: mestrando em ensino de ciências e matemática pela Ppgecima/ UFS.

Função atual: professor de da rede estadual de Pernambuco

Área de pesquisa: ensino de biologia, formação de professor, habilidade sociemocional.

Yzila Liziane Farias Maia de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Titulação: doutora em biotecnologia/UFS.

Função atual: professora adjunta do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe; Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Ppgcima) da Universidade Federal de Sergipe.

Área de pesquisa: ensino de biologia, formação de professor, habilidade sociemocional.

 

Alice Alexandre Pagan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Titulação: licenciada em ciências biológicas pela Unemat; mestre em educação, pela UFMT ; doutora em educação pela USP.

Função atual: professora do departamento de biologia e zoologia do IB UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Renoen/UFS).

Área de pesquisa: ensino de biologia, afetividade no ensino e na aprendizagem, educação em saúde.

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.