Estratégias educacionais complementares: contribuições das revisões de literatura narrativa como ferramentas educacionais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No processo de aprendizagem, observam-se fatores cognitivos e socioemocionais, os quais exigem uma abordagem interdisciplinar para os compreender. Nesse contexto, as revisões de literatura narrativa podem ser utilizadas como ferramentas educativas. Portanto, objetivou-se discutir as contribuições de atividades educativas complementares no processo de ensino-aprendizagem. Observou-se que a aprendizagem pode ocorrer em ambientes formais ou informais, dependendo da estrutura cognitiva pré-existente de cada indivíduo. Cita-se o Problem-Based Learning, o Team-Based Learning e o uso de portfólios reflexivos para aproximar as vivências pessoais dos estudantes com os conteúdos programáticos. Concluiu-se que a elaboração de revisões de literatura narrativa promove autonomia aos estudantes e favorece a ampliação do conhecimento, permitindo o compartilhamento de saberes.
We can observe cognitive and socioemotional factors in the learning process, which require an interdisciplinary approach to understand them. In this context, narrative literature reviews can be used as educational tools. This work aims to discuss the contributions of complementary educational activities in the teaching-learning process. It was observed that learning can take place in formal or informal environments, depending on everyone’s pre-existing cognitive structure. Problem-Based Learning, Team-Based Learning, and the use of reflective portfolios are mentioned to bring students' personal experiences closer to the curriculum content. It was concluded that the development of narrative literature reviews promotes student autonomy and enhances knowledge expansion, enabling sharing of expertise.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.