Ensino do Método Canguru: contribuições de oficinas pedagógicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
O artigo tem como objetivo conhecer como oficinas pedagógicas podem contribuir para o ensino-aprendizagem sobre o Método Canguru, a partir do discurso de discentes de um projeto de extensão universitária. As oficinas ocorreram de modo virtual, com quinze estudantes. A pesquisa qualitativa e exploratória analisou as práticas discursivas e os sentidos produzidos, a partir de duas categorias: “Sentidos atribuídos ao Método Canguru e os aprendizados ocorridos durante as oficinas” e “Relevância no uso de oficinas pedagógicas no projeto de extensão”. Concluiu-se que os sentidos estavam alinhados à assistência integral e humanizada deste modelo assistencial e que houve fortalecimento de conceitos e contribuições para a realização de ações ligadas ao Método Canguru. Além disso, constatou-se que as oficinas proporcionaram uma aprendizagem significativa acerca do tema.
Abstract
The Kangaroo Mother Care (KMC) is a national health policy aimed at qualified and humanized care for newborns and their families. The objective of the investigation was to evaluate how pedagogical workshops contributed to teaching-learning about KMC. In this sense it was considered its relevance and the possible improvements for more active learning of this assistance model for students in training. The workshops took place virtually, with fifteen health students from the extension project "I was born premature... and now?". The qualitative and exploratory research analyzed the discursive practices and meanings produced from two categories: “meanings attributed to the Kangaroo Method and the learning that occurred during the workshops” and “relevance in the use of pedagogical workshops in the extension project”. It was concluded that the meanings were aligned and consolidated with those recommended by the KMC. The students learned significant concepts that can support their practices. The research also brought and could bring contributions to professionals in the field.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.