Os desafios pedagógicos da Escola Ribeirinha Rio Bispo-Capitão, em Mazagão-AP, no contexto da pandemia de Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Benedita Antônia dos Santos de Souza
Jaqueline da Silva Gomes
Rosinelma de Oliveira Monteiro
Leandro de Freitas Pantoja
Elivaldo Serrão Custódio

Resumo

O presente estudo descreve as práticas educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Bispo-Capitão, localizada numa comunidade ribeirinha pertencente ao município de Mazagão-AP. Objetivou-se investigar os desafios pedagógicos enfrentados por professores e estudantes ao longo do segundo semestre letivo de 2021, no contexto de emergência sanitária da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo bibliográfica, documental e de campo. Realizaram-se também entrevistas semiestruturadas e observações empíricas em campo. Os resultados revelaram as inúmeras dificuldades de professores e alunos ante uma realidade de escassez de recursos materiais e de alternativas pedagógicas, capazes de assegurar a mínima interação dos educandos com a escola, durante o crítico período de suspensão das aulas presenciais. O estudo ainda revelou que a realidade da escola ribeirinha é, sob vários aspectos, bem diferente da escola urbana, muito embora adote um currículo e práticas pedagógicas típicas da escola urbana.


Abstract


The present study describes the educational practices developed at the Rio Bispo-Capitão Municipal Elementary School, located in a riverside community belonging to the municipality of Mazagão-AP. It aims to investigate the pedagogical challenges faced by teachers and students throughout the second academic semester of 2021, in the context of the health emergency of the Covid-19 pandemic. This is an exploratory qualitative bibliographical, documentary and field research. Semi-structured interviews and empirical observations in the field were also carried out. The results revealed the countless difficulties faced by teachers and students in the face of a scarcity of material resources and pedagogical alternatives to ensure minimal interaction between students and school when face-to-face classes were suspended. The study also revealed that the reality of riverside schools is, in many ways, very different from urban schools, even though they adopt a curriculum and pedagogical practices typical of urban schools.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos de Souza, B. A. ., da Silva Gomes, J. ., de Oliveira Monteiro, R. ., de Freitas Pantoja , L. ., & Serrao Custodio, E. (2023). Os desafios pedagógicos da Escola Ribeirinha Rio Bispo-Capitão, em Mazagão-AP, no contexto da pandemia de Covid-19. Educação Online, 18(44), e18234411. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1376
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Benedita Antônia dos Santos de Souza, Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap, Macapá-AP.

Titulação: graduada em pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap, Macapá-AP. 

Função atual:

Área de pesquisa:

Jaqueline da Silva Gomes, Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap, Macapá-AP.

Titulação: graduada em pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap, Macapá-AP. 

Rosinelma de Oliveira Monteiro, Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap, Macapá-AP.

Titulação: graduada em pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap, Macapá-AP. 

Leandro de Freitas Pantoja , Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap, Macapá-AP.

Titulação: mestre em história social pela Universidade Federal do Amapá - Unifap; licenciado em pedagogia pela Universidade Estadual do Amapá - Ueap e em história pela Unifap.

Função atual: docente do curso de pedagogia do Instituto de Ensino Superior do Amapá – Iesap. 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Estadual do Amapá - Uepa

Titulação: pós-doutor em educação pela Universidade Federal do Amapá (Unifap); doutor em teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS-Brasil.

Função atual: professor substituto na Universidade Estadual do Amapá (Ueap); vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (Unifap/CNPq). 

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