O campo acadêmico da política educacional e o acesso de transexuais e travestis à educação superior

Conteúdo do artigo principal

Tatiane Lima
Carina Elisabeth Maciel

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre o acesso e a permanência de estudantes transexuais e travestis na educação superior e o campo acadêmico da política educacional. Desse modo, foi realizada uma busca por produções que discorrem sobre políticas para transexuais e travestis no âmbito da educação superior, em bases de dados. Para o desenvolvimento do objetivo proposto, inicialmente, apresenta-se uma breve discussão teórica acerca do campo acadêmico da política educacional, do contexto histórico de transexuais e travestis e, posteriormente, o levantamento realizado e as discussões decorrentes dos entrelaces do campo com o acesso e permanência de estudantes transexuais e travestis na educação superior.


Abstract


This article aims to establish relationships between access and permanence of transsexual and transvestite students in higher education and the academic field of educational policy. Thus, a search for productions that dialogue on policies for transsexuals and transvestites in the context of higher education was carried out in databases. For the development of the proposed objective, initially, it is presented a brief theoretical discussion on the educational policy academic field, and the historical context of transsexuals and transvestites. Later, we present the survey carried out and the discussions arising from the intersections between the field and the access and permanence of transsexual and transvestite students in higher education.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, T., & Elisabeth Maciel, C. (2023). O campo acadêmico da política educacional e o acesso de transexuais e travestis à educação superior. Educação Online, 18(43), e23184302. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1311
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tatiane Lima, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS

Titulação: graduação em pedagogia; especialista em relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de história e cultura brasileiras     Função atual: doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faed/UFMS.     Área de pesquisa:  educação, com ênfase em políticas de educação superior.  

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Titulação: doutora em educação; pós-doutorado em educação pela Unemat   Função atual: professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faed/UFMS.   Área de pesquisa: educação, com ênfase em políticas de educação superior e educação especial