As práticas pedagógicas educomunicativas na integração das agências de formação: um estudo de caso do Programa de Extensão Educom.Cine
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição das Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE) para a integração das diversas agências de formação social envolvidas no ecossistema educomunicativo da escola. Nele, avaliamos os resultados do uso estratégico da comunicação com fins educativos, sob o ponto de vista do campo da educomunicação. Para tanto, foi realizado um estudo de caso do Programa de Extensão Educom.Cine: Participação e Cidadania, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O programa ofertou oficinas de educomunicação audiovisual e vivências socioambientais, para voluntários de organizações locais e estudantes do 6º e do 9º ano, de uma escola no município de Florianópolis/SC. A análise foi realizada a partir do dispositivo sociocomunicacional de Vizer (2012), em cruzamento com as seis áreas de intervenção da educomunicação. Por fim, constatamos que desenvolvemos práticas educativas ancoradas em princípios da educomunicação.
Abstract
This article aims to identify the contribution of Educommunicative Pedagogical Practices (EPP) in the integration of the various social training agencies involved in the school's educommunicative ecosystem. We evaluated the results of the strategic use of communication for educational purposes, from the point of view of the educommunication field. To this end, a case study of the Educom.Cine Extension Program: Participation and Citizenship, promoted by the Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), was carried out. The program offered audiovisual educommunication workshops and socio-environmental experiences for local organizations’ volunteers and 6th and 9th grade students from a school in the city of Florianópolis/SC. The analysis was carried out from the socio-communicational device of Vizer (2012) in intersection with the six areas of educommunication intervention. Finally, we realize that we developed educational practices anchored in educommunication principles.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.