A formação integral do ser humano à luz das ideias de Ken Wilber e a prática educativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de compreender a perspectiva da formação integral do ser humano à luz das ideias de Ken Wilber, dando pistas para uma prática educativa integral. Apresenta as perspectivas do pensamento filosófico de Ken Wilber, pesquisador da Psicologia Transpessoal, que sente a necessidade, em seus estudos, de incluir os aspectos psicológicos constitutivos do ser humano, nesta experiência de vida, da mesma forma que não deixa de fora contribuições da história, da antropologia, da física quântica, entre outras áreas de estudos. Ele propõe uma visão integral do ser humano como tarefa de filósofos e pesquisadores de variadas ciências contemporâneas, inclusive de educadores, que primam pelo desenvolvimento de uma prática educativa integral. A metodologia definida se refere à pesquisa bibliográfica, com base nas obras centrais no constructo teórico de Ken Wilber (1999, 2000a, 2000b, 2001a, 2001b). As categorias centrais da pesquisa são o contexto da modernidade, o desafio do atual mundo moderno e seus impactos na formação integral do ser humano; o modelo teórico evolucionário do ser humano segundo Ken Wilber, bem como perspectivas para o desenvolvimento de uma prática educativa integral. Como conclusão, evidencia as possibilidades de relacionar as ideias de Ken Wilber a uma prática educativa integral.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.