Um aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando a surdez como uma diferença política e cultural e a escola de surdos um local privilegiado para a convivência entre os pares, a problematização deste trabalho se dá em torno da presença de um aluno surdo com implante coclear, numa escola de surdos. Nesse sentido, objetiva-se analisar as condições que possibilitaram a inclusão do aluno em uma escola de surdos. Para dar conta desse objetivo, utilizaram-se entrevistas que, neste trabalho, são entendidas como narrativas, sendo elas práticas discursivas. Com auxílio de autores que transitam pelos campos dos estudos surdos e estudos culturais em educação, foi possível pensar a surdez como uma diferença cultural e linguística e entender quais as implicações pedagógicas e de produção de identidade desse sujeito são colocadas em movimento nesse cenário de inclusão de um surdo com implante coclear.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)