Notas teóricas sobre educação, ciência e neoliberalismo no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Everton Henrique Eleutério Fargoni
Mayna Zacarias
João dos Reis Silva Júnior

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre as ingerências do neoliberalismo no Brasil, em duas categorias: educação e ciência. Na primeira parte, ponderamos sobre o que é a ideologia socioeconômica neoliberal e algumas de suas consequências. Em seguida, analisamos como ocorreu a entrada do neoliberalismo no Brasil, por meio da reforma do aparelho do estado, interferindo em diversos eixos da esfera pública. Para isso, buscamos em alguns referenciais epistemológicos, elementos para examinar o contexto brasileiro desde a década de 1990, a fim de compreender a condição conjuntural do sistema educacional e científico brasileiro, na entrada da terceira década do século XXI.


Abstract


This article aims to reflect on the interference of neoliberalism in Brazil in two categories: education and science. In the first part, we present neoliberal socioeconomic ideology and its consequences. Then we analyze how neoliberalism entered Brazil through the state apparatus reform, interfering in several axes of the public sphere. To this end, we seek to examine the Brazilian in some epistemological references elements context since the 1990s, in order to understand the conjunctural condition of the Brazilian educational and scientific system at the beginning of the third decade of the 21st century.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fargoni, E. H. E., Zacarias, M., & Silva Júnior, J. dos R. (2023). Notas teóricas sobre educação, ciência e neoliberalismo no Brasil. Educação Online, 18(42), e231804. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1272
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos - Ufscar

Titulação: doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em educação pelo PPGE/UFSCar; licenciatura em pedagogia pela UFSCar.

Função atual: professor e pesquisador em economia política da educação e formação (GEPEFH/UFSCar); pesquisador membro do grupo de trabalho - Produção de Conhecimento, da Rede Universitas/BR.

Área de pesquisa: economia política da educação e formação

Mayna Zacarias, Universidade Federal de São Carlos - Ufscar

Titulação: mestranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); licenciatura em pedagogia (UFSCar).

Função atual: pesquisadora do grupo de estudos em economia política da educação e formação humana (GEPEFH/UFSCar); pesquisadora do grupo de trabalho - Produção de conhecimento, da Rede Universitas/BR.

Área de pesquisa: economia política da educação e formação humana

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos - Ufscar

Titulação:  graduação na Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988); doutorado em história e filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992); pós-doutorado em sociologia política pela Unicamp (1999-2000); pós-doutorado em economia na USP e University of London; livre-docente em Educação pela USP.

Função atual: professor titular do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Área de pesquisa: 

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