Análise da influência da prática de mindfulness sobre a aprendizagem de universitários
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante dos problemas de aprendizagem desencadeados pela redução da atenção, o objetivo da pesquisa é analisar como a prática de mindfulness, guiada por podcasts, pode impactar a aprendizagem de universitários. A pesquisa qualitativa, com metodologia pautada em estudo de caso, tem como unidade de análise três discentes. A coleta de dados ocorreu por um formulário sociodemográfico e oito formulários subsequentes, para avaliar o desenvolvimento dos participantes durante as práticas. A análise de dados ocorreu por meio da comparação feita entre a pontuação obtida no formulário inicial e aquela obtida nos formulários subsequentes. Os testes analisaram semanalmente a memória, a atenção e a percepção visual dos participantes. Memória e atenção apresentaram pontuações superiores em comparação aos dados iniciais. Pretende-se continuar a investigação, utilizando diferentes formatos de meditação guiada ainda com alunos do ensino superior.
Abstract
Given the learning problems caused by attention reduction, the objective of this research is to analyze how the practice of mindfulness guided by podcasts can impact the university students’ learning process. It is a case study qualitative research with three students as unit of analysis. Data collection took place using a sociodemographic form and eight subsequent forms to assess the participants’ development during the practices. Data analysis occurred by comparing the scores obtained in the initial form with those obtained in the subsequent forms. The tests analyzed participants’ memory, attention, and visual perception on a weekly basis. Memory and attention showed higher scores compared to initial data. It is intended to continue the investigation using different formats of guided meditation still with university education students.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.