Hybrid teaching in deaf education during the pandemic: learning challenges

Conteúdo do artigo principal

Andrea Pinheiro
Lílian de Sousa Sena
Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra

Resumo

Abstract


2020 was an especially important year to (RE) think about education in Brazil. It was an year in which the educational community needed to re-signify itself, considering the new challenges imposed by the Covid-19 pandemic. In this sense, this work aims to show what has occurred in the academic environment after the pandemic onset. This work investigated under the bias of a qualitative analysis through questionnaires the main difficulties encountered by teachers of inclusive high school classrooms and professionals of multifunctional resource rooms in the learning process of deaf students, with the use of technologies. The results indicate efforts in deaf students' education once the changes of educational paradigms re-signified agents, mode/means, instruments, and educational purposes. Moreover, it points the need for innovating educational practices.


 


Resumo


O ano de 2020 foi muito importante para (re)pensar a educação no Brasil, por ser aquele em que a comunidade educacional precisou se ressignificar perante os novos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é fazer um recorte para o que tem acontecido no meio acadêmico após ser decretada a pandemia. Este trabalho investiga, sob o viés da análise qualitativa, utilizando questionários, as principais dificuldades encontradas por docentes de salas inclusivas do ensino médio e profissionais de salas de recursos multifuncionais, no processo da aprendizagem de alunos surdos, com o uso das tecnologias. Os resultados apontam esforços no contexto do ensino de alunos surdos, visto que as mudanças de paradigmas educacionais ressignificaram agentes, modo/meio, instrumentos e finalidades educacionais, além de apontarem a necessidade de inovação das práticas educativas.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Pinheiro, A., Sena, L. . de S., & Serra, I. M. R. de S. (2023). Hybrid teaching in deaf education during the pandemic: learning challenges. Educação Online, 18(43), e231807. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1258
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andrea Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão - Uema

Titulação: mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva- Profei-Uema; especialista em letras e Libras pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-Faveni. 

Função atual:  professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão - Seduc, no Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez - CAS, atuando como professora de Laboratório de tradução e interpretação do curso de formação continuada para professores intérpretes da rede estadual, e na Secretaria Municipal de Educação de São Luís- Semed

Área de pesquisa: ensino de surdos

Lílian de Sousa Sena, Universidade Estadual do Maranhão - Uema

titulação: doutoranda do Programa de Pós-graduação em linguística pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; mestra no Programa de Pós-Graduação em educação inclusiva- Profei-Uema.

Função atual professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.

Área de pesquisa: educação inclusiva e tecnologias digitais na educação, multiletramentos e gêneros hipermidiádicos.

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão - Uema

Titulação: pós-doutoramento em tecnologias digitais pela Universidade de Coimbra-PT; doutora em fitopatologia pela Ufrpe.

Função atual: professora associada I da Uema; professora permanente dos programas de Pós- Graduação em Educação Inclusiva - Profei e Programa de Doutorado em Ensino - Renoen-Uema; pesquisadora da Rede de Educação OnLIFE - Rieonlife; editora chefe da Revista Científica TICs & EaD em Foco e da Video Journal of Social and Human Research, ambos periódicos da Uema

Área de pesquisa: gestão em EaD, TICS e EaD e formação de professores em cursos intermediados por tecnologias digitais na educação e educação inclusiva.