Em busca de políticas institucionais para Educação a Distância Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA) no ensino superior: um mapeamento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre Educação a Distância Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA), no contexto da educação superior, com o objetivo de mensurar o que já foi produzido sobre a temática em âmbito nacional, entre os anos de 2016 e 2021. Visa também a obter subsídios norteadores que permitam: compreender cenários de pesquisas anteriores, observar o panorama desses estudos como parâmetros de pesquisa e revelar possíveis lacunas existentes sobre essa abordagem, sobretudo, no tocante às políticas públicas e/ou institucionais de REA. Após a montagem das estratégias e realização da busca nas bases de dados, foram recuperados 148 documentos dos quais 24 foram selecionados e apenas 1 apresenta o escopo sobre as questões políticas, indicando escassez desse tipo de abordagem nas produções científicas e acadêmicas brasileiras.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.