Construção de uma sala temática como proposta interdisciplinar e motivadora da aprendizagem em turmas do segundo ano do ensino médio do IFPA- Campus Itaituba

Conteúdo do artigo principal

Anne Oliveira
Antonio Maciel
Leonardo Silveira Villar

Resumo

O uso de temáticas relacionadas ao meio ambiente, a partir da utilização dos recursos naturais como instrumento de reflexão na escola, mostra-se de grande importância para despertar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos. Assim, o presente trabalho dedicou esforços no sentido de estudar a relação homem e natureza, o conceito de desenvolvimento sustentável e metodologias de ensino diferenciadas para alunos do ensino médio. Neste estudo, foram desenvolvidas atividades práticas e teóricas, fazendo uso da pesquisa, reflexão e leitura em sala de aula e extraclasse, com propósito de curricularizar o tema desenvolvimento sustentável e extração de recursos naturais de forma racional. Percebeu-se que a construção de uma sala temática despertou grande interesse pela história das atividades econômicas desenvolvidas na região amazônica e seus impactos sociais e ambientais na região norte, em especial no Pará.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, A. ., Maciel, A., & Silveira Villar, L. (2022). Construção de uma sala temática como proposta interdisciplinar e motivadora da aprendizagem em turmas do segundo ano do ensino médio do IFPA- Campus Itaituba. Educação Online, 17(41), 199–213. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1194
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anne Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Itaituba

Titulação:  licencianda em ciências biológicas do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Pará, campus Itaituba

Função atual: membro do projeto integrador sob orientação do Prof. Dr . Leonardo Silveira Villar, sobre os acidentes ambientais ocorridos nos últimos 10 anos através da ação direta de empresas mineradoras; monitora do curdo edificações e informática. 

Área de pesquisa: aprendizagem interdisciplinar e significativa.

Antonio Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA),campus Itaituba

Titulação: doutor em letras - pela Universidade de São Paulo (USP/1995); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC/1983); licenciatura plena em letras  português e inglês, pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1975)

Função atual:  professor efetivo de língua portuguesa e língua inglesa em turmas do nível técnico, subsequente e superior, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA - Campus Itaituba/PA.

 

Área de pesquisa: 

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.