O papel da gestão escolar na construção de uma educação pública de qualidade

Conteúdo do artigo principal

Camila Grimes
Rozane Fermino da Silva
Flávio Booz
Andrea Stefania Piazza

Resumo

A gestão escolar na E.E.B. Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino – SC, ainda está em processo de desenvolvimento, visto que vem sendo vivenciada ao longo dos últimos quatro anos por toda comunidade escolar. Desse modo, o objetivo geral desta investigação é analisar o papel da gestão escolar na construção de uma educação de qualidade, socialmente referenciada na rede pública estadual de Santa Catarina, por meio dos posicionamentos de gestores, professores e estudantes. A pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa e perspectiva etnográfica, além de utilizar como instrumentos de geração de dados os diários reflexivos. O desenvolvimento de uma educação de qualidade socialmente referenciada na escola aconteceu valorizando a capacidade do corpo discente e docente, promovendo, assim, o trabalho pedagógico de forma integrada e colaborativa, visando à construção do conhecimento.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Grimes, C., Fermino da Silva, R., Booz, F., & Piazza, A. S. . (2021). O papel da gestão escolar na construção de uma educação pública de qualidade. Educação Online, 16(36), 52–69. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.841
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Grimes

Graduada em ciências biológicas - licenciatura e bacharelado (2010) - e mestre em educação (2013) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb. Atualmente, é doutoranda em educação pela Furb, participa da linha de pesquisa linguagens, arte e educação e tem experiência na área de processos de ensinar e de aprender na perspectiva da teoria histórico-cultural.  É professora efetiva de ciências e biologia no estado de Santa Catarina e está como assessora de direção na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes.  

Rozane Fermino da Silva, Secretaria de Estado da Educação – SED/SC

Graduada em letras, português e inglês, pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - Facel, em pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – Fael e pós-graduada em metodologia do ensino de português e inglês pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – Faveni.  Professora na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC. 

Flávio Booz, Secretaria de Estado da Educação – SED/SC

Graduado em informática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, em pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter, pós-graduado em mídias na educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC e em práticas pedagógicas interdisciplinares pela Faculdade Dom Bosco.  Professor na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC.  

Andrea Stefania Piazza, Secretaria de Estado da Educação – SED/SC

Graduada em letras, português e inglês pela Universidade do Vale do Itajaí, Univali (2002), em história pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Uniasselvi (2018), pós-graduada em práticas interdisciplinares pela Facvest (2006) e em Gestão Escolar pela Uniasselvi (2017).  Atualmente, é gestora escolar da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina - SED/SC.  

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.