Identidades de professores face à política pública de inclusão de alunos com dislexia em uma instituição privada de ensino – construções em um grupo focal

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Talita Rosetti Souza Mendes
Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro
Diego Coelho Fernandes Nunes

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar construções identitárias que emergem na interação entre professores sobre as relações existentes entre dislexia e educação básica, considerando como tais identidades se associam ao conceito de discricionariedade, no âmbito da implementação das políticas públicas sobre inclusão. A arquitetura teórica, em perspectiva interdisciplinar, fundamenta-se em estudos da área das ciências políticas, linguística aplicada e análise do discurso. Ao focarmos na questão do burocrata de linha de frente e no seu potencial discricionário, recorremos a Lipsky (1980), Lotta, (2012), entre outros e, ao utilizarmos as contribuições sobre as identidades, fizemos uso de teóricos como Hall (2011), De Fina (2003, 2006) e Levinson (2007). A partir de uma metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa, foram analisados cinco segmentos gerados em um grupo focal, composto por professores de ensino básico de uma rede privada de Niterói - RJ. Os resultados da análise apontam para construções coletivas genéricas negativas: o professor é construído como um profissional rotativo, cansado e desconhecedor de seus alunos – ocupantes de salas de aulas lotadas; as identidades individuais, por sua vez, indicam professores críticos e atentos, porém impedidos de atenderem a seus alunos pela sobrecarga de trabalho a que são submetidos dentro das instituições de ensino. Embora de formas divergentes, em muitos momentos, as construções identitárias convergem para um ponto comum: há descrença em relação à forma como as políticas chegam aos burocratas de linha de frente, às salas de aula e à possibilidade de eficácia, sendo, portanto, relevante a discussão que desenvolvemos ao longo do trabalho.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosetti Souza Mendes, T., Graeff Viana Liquieri Ribeiro, P. ., & Coelho Fernandes Nunes, D. (2020). Identidades de professores face à política pública de inclusão de alunos com dislexia em uma instituição privada de ensino – construções em um grupo focal . Educação Online, 15(33), 114–140. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.641
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro, PUC-Rio

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense e Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora financiada pela CAPES. Contato Eletrônico: pgraeff@gmail.com

Diego Coelho Fernandes Nunes, PUC-Rio / IFBA - Campus Valença

É graduado em Letras Português/Inglês (2013) e especialista em Língua Inglesa e Educação Básica (2015) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP), mestre (2017) e doutorando (2018) em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Campus Valença) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prática Exploratória (NEPPE) da UERJ/FFP e do grupo Diálogos em Língua Adicional e Tecnologia (DIALATEC) do IFBA-Campus Valença . Possui interesse em Linguística Aplicada, especificamente nas áreas de Leitura e produção textual, Aquisição de Segunda Língua, Prática Exploratória, Gêneros discursivos e ensino, Linguagem e Educação, Ensino-aprendizagem e Formação de Professores de Línguas, Crenças, Afeto e Narrativas.

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