ProUni: sobre o direito de acesso e permanência estudantil

Conteúdo do artigo principal

Daniel Péricles Arruda
http://orcid.org/0000-0002-8347-8215
Ricardo Flores Vidal
http://orcid.org/0000-0003-3429-787X

Resumo

Objetiva-se analisar o direito de acesso ao ensino superior e às políticas de permanência estudantil, relacionadas às Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos. O enfoque teórico-conceitual foi construído em torno da abordagem macropolítica, relativa à política pública educacional do ensino superior, e da micropolítica, referente às organizações locais de acompanhamento dessa política. A partir das pesquisas bibliográfica e documental de carácter exploratório, ficou evidenciado que essa política inaugura um novo modo de interação entre as dimensões pública e privada e, por isso, é importante que os/as discentes criem redes de solidariedade para enfrentar os desafios da permanência estudantil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Arruda, D. P., & Vidal, R. F. (2020). ProUni: sobre o direito de acesso e permanência estudantil. Educação Online, 15(33), 1–25. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.602
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Péricles Arruda, Unifesp

Arte-educador, rapper e poeta. Professor adjunto da graduação em Serviço Social e vinculado ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. É graduado em Serviço Social pela PUC Minas, mestre (bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program, turma 2010) e doutor em Serviço Social pela PUC-SP, pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, em formação em psicanálise pelo Instituto Langage, e aluno do 2º ano do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, do Instituto Sedes Sapientiae. É membro do conselho editorial da Journal of Quality in Health Care & Economics (JQHC).

Ricardo Flores Vidal, PUC-SP

Bacharel em Direito pela PUC-SP e mediador judicial habilitado pela Câmera de Arbitragem, Mediação, Conciliação e Estudos de São Paulo - CAMCESP.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.