Pesquisa-ação colaborativa na docência universitária: da reflexão à transformação de práticas educativas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho analisa a pesquisa-ação colaborativa enquanto lócus da produção dialógica na docência universitária e como espaço reflexivo de transformação de práticas educativas, entendido como um modo de favorecer o desenvolvimento profissional docente. Tem por objetivo compreender a prática de ensino de professores universitários partícipes de uma pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa se situa no âmbito da abordagem qualitativa e tem, nas rodas de conversa e nos relatos orais das docentes colaboradoras, os dispositivos para coleta de dados. Entre alguns resultados, o estudo evidenciou que a reflexão sobre a prática se insurge, no contexto da pesquisa-ação colaborativa, como um modo de o professor tecer uma rede de compreensão sobre diferentes estratégias de aprendizagem, rede essa que o docente pode desenvolver em sua prática educativa, considerando os contextos específicos dos estudantes no que tange às dificuldades de aprendizagem.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)