Parceiros privados na educação pública municipal de Manaus

Conteúdo do artigo principal

Rudervania da Silva Lima Aranha
Selma Suely Baçal de Oliveira
http://orcid.org/0000-0001-6765-4568

Resumo

Este artigo trata da síntese de resultados de pesquisa de mestrado em educação. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, a partir de análise documental e resultados de pesquisa empírica, com o objetivo de identificar a parceria com o setor privado no cenário da educação municipal e desvendar o processo de implantação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus (Proemem). Os resultados apontam que existe um inegável movimento em prol de viabilizar a expansão de instituições privadas no setor educacional, que encontram novos nichos de exploração econômica, e permitem a apropriação privada do bem público, sem, contudo, gerar efetivamente a melhoria da rede escolar pública.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Aranha, R. da S. L., & Oliveira, S. S. B. de. (2018). Parceiros privados na educação pública municipal de Manaus. Educação Online, 13(28), 20–38. https://doi.org/10.36556/eol.v13i28.422
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo. É professora (Associado 3) da Universidade Federal do Amazonas com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.