A percepção dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE sobre sua importância para a formação como professor universitário

Conteúdo do artigo principal

José Israel Feliciano Durval
Natália Ferreira da Silva
Tiago Pinheiro de Oliveira
Thais Carollyne de Farias Silva

Resumo

A botânica é hoje um desafio no cenário da educação nacional. É comum encontrarmos estudos que discutam as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem de seus conteúdos. Nesse sentido, este trabalho busca compreender o papel da pós-graduação em biologia vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (Ppgbv-UFPE) na formação pedagógica de seus estudantes. Para a obtenção dos dados, seis alunos vinculados ao programa responderam um questionário como recurso facilitador para análise qualiquantitativa. A partir da metodologia utilizada, constatou-se que o programa dedica suas atividades exclusivamente para a formação de pesquisadores, fugindo de uma de suas propostas iniciais que é a formação do professor universitário.


Palavras-chave: Botânica, Professor, Universitário

Detalhes do artigo

Como Citar
Feliciano Durval, J. I., da Silva, N. F., de Oliveira, T. P., & de Farias Silva, T. C. (2019). A percepção dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE sobre sua importância para a formação como professor universitário. Educação Online, 14(30), 74–92. https://doi.org/10.36556/eol.v14i30.411
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Israel Feliciano Durval, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Durante a graduação foi monitor da disciplina Chordata I, atuou como bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Foi Estagiário no laboratório de Interação Planta Animal (LIPA)  da UFPE atuando no  Projeto Ecológico de Longa Duração Sítio Parque Nacional do Catimbau (PELD Catimbau). Tem experiência em ensino fundamental e médio.

Natália Ferreira da Silva, Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Tem experiência na área de Educação, como professora de ensino fundamental e médio.

Tiago Pinheiro de Oliveira, Aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Recife- PE, Brasil

Atualmente é aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ensino de Biologia.

Thais Carollyne de Farias Silva, Aluna do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil

Graduanda em enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Exerceu atividade de monitoria acadêmica na disciplina enfermagem em situações de urgência na comunidade e atualmente é pesquisadora de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico , Brasil.

 

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