O ensino de psicologia no currículo da educação básica: análise da formação docente

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Lucas Antunes Machado Maria Inês Côrte Vitória

Resumo

O artigo objetiva apresentar o Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Psicologia de uma Instituição Pública, localizada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pretende-se, com isso, refletir sobre a formação de professores de Psicologia levando-se em consideração as atuais políticas curriculares para a Educação Básica. Estrutura-se em duas partes: na primeira, procede-se a uma breve constituição histórica do ensino de Psicologia na Educação Básica, entrecortada de uma reflexão sobre a disciplina e as atuais políticas educacionais. Na seqüência, apresenta-se o curso de Licenciatura em Psicologia investigado. A discussão aponta que o ensino de Psicologia não comparece como disciplina obrigatória do currículo e, tão pouco, é respaldado por legislação educacional.

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Como Citar
MACHADO, Lucas Antunes; VITÓRIA, Maria Inês Côrte. O ensino de psicologia no currículo da educação básica: análise da formação docente. Educação Online, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 189-216, apr. 2018. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/405>. Acesso em: 18 sep. 2018.
Seção
Artigos