Caso de ensino: narrativa sobre a indisciplina e a violência na instituição escolar

Conteúdo do artigo principal

Michael Santos Silva
Claudia Nakanichi
Débora Inácia Ribeiro
Juliana Marcondes Bussolotti
Ana Maria Gimenes Corrêa Calil

Resumo

O presente estudo se pautou em um caso de ensino, vivenciado por um professor em início de carreira. O objetivo do artigo foi analisar a postura reflexiva do docente diante de situações de conflito. A investigação adotou a abordagem qualitativa, analisando um caso de ensino narrado por um jovem docente de arte, atuante em uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada na região metropolitana do Vale do Paraíba – SP. Ao abordar a indisciplina e a violência na instituição escolar, o estudo destacou que a escola é um espaço de formação e aprendizagem para todos os atores nela inseridos. O estudo evidenciou que a narração de casos de ensino é um fértil material para discussão de formação dos profissionais da educação. Constatou-se ainda que o desenvolvimento dos profissionais da educação ocorreu por meio da autorreflexão. Espera-se que o caso de ensino relatado seja tomado como uma oportunidade para reelaboração de ações no fazer pedagógico docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos Silva, M., Nakanichi, C. ., Inácia Ribeiro, D. ., Marcondes Bussolotti, J. ., & Gimenes Corrêa Calil, A. M. . (2022). Caso de ensino: narrativa sobre a indisciplina e a violência na instituição escolar. Educação Online, 17(40), 19–39. https://doi.org/10.36556/eol.v17i40.1119
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Michael Santos Silva, Universidade de Tauabaté/SP

Titulação: doutorando em educação,  arte e história da cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado profissional em educação pela Universidade de Taubaté (Unitau), especialização em ensino de arte pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), especialização em psicopedagogia e educação especial pela Faculdade Futura, licenciatura em artes aisuais pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVap) e pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (Iseib).

Função atual: orientador pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos - SP

Área de pesquisa:   arte educação e artes visuais com foco em mediação de procedimentos e processos artísticos com crianças, formação docente. 

Claudia Nakanichi, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Titulação: mestre em educação pela Universidade de Taubaté (2021), doutoranda na Universidade Cidade de São Paulo

Função atual: professora na Sala de Leitura no ano de 2022 na Prefeitura de São José dos Campos-SP

Área de pesquisa: subjetividades, sujeitos e formação na Unicid sob a orientação da Prof. Dra Ecleide Cunico Furlanetto

Débora Inácia Ribeiro, Universidade de Taubaté (Unitau)

Titulação: doutora em educação, artes e história da cultura (Mackenzie - 2018)

Função atual: professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté - Unitau e do mestrado em desenvolvimento humano da Unitau

Área de pesquisa: psicologia fenomenológica

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.