Desafios de implantação da educação remota no período da Covid-19: uma análise a partir da percepção de docentes do nível técnico

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Agenor Espíndola
Frederico César Mafra Pereira

Resumo

Este artigo objetivou analisar os desafios de implantação da educação remota, no período da Covid-19, no ensino técnico, a partir da percepção dos docentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Os dados foram coletados, categorizados e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados comprovaram que os docentes foram treinados, porém com necessidade de maior carga horária. Em relação às plataformas digitais, o Microsoft Teams® se mostrou adequado na condução das aulas e a Nearpod® como metodologia de aplicação de jogos. Os pontos positivos foram o aprendizado em novas ferramentas e o modelo de home office para a realização das aulas. Como limitações, evidenciaram-se a instabilidade das conexões de Internet, ruídos externos e a dispersão dos alunos em aulas mais prolongadas. Embora os discentes reconheçam o cenário remoto de ensino, há, entre eles, a partir da percepção dos docentes, uma expectativa e desejo de retorno às aulas presenciais. Os professores também destacaram que, mesmo após o retorno das aulas presenciais, o uso mais intensivo de tecnologia e a aplicação de aulas remotas devem ser mais frequentes.


Palavras-chave: Educação remota, Covid-19, Cursos técnicos

Detalhes do artigo

Como Citar
Agenor Espíndola, M., & Mafra Pereira, F. C. (2022). Desafios de implantação da educação remota no período da Covid-19: uma análise a partir da percepção de docentes do nível técnico. Educação Online, 17(39), 101–117. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.975
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Agenor Espíndola, Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Formação: mestre em administração pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL), especialista em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em formação pedagógica para docentes pela Faculdade Paulista São José e bacharel em administração pela Faced.

Função atual: docente nos cursos de graduação em administração e ciências contábeis na Faculdade de Nova Serrana (FANS) e cursos de aprendizagem comercial e técnico nos eixos de gestão pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), membro do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge & Innovation", no CNPq.

Área de Pesquisa: educação, competências e gestão da inovação.

Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Formação: doutor e mestre em ciência da informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, bacharel em ciências econômicas pela Face-UFMG e especialista em gestão estratégica de marketing pelo Cepead-UFMG.

Função atual: professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (Getic). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge & Innovation", no CNPq. Editor Associado do The Bottom Line Journal of Emerald.

Área de pesquisa: gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, transformação digital, gestão da inovação e estratégia.

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