Adaptive teaching based on gamification: a pedagogical strategy for formative assessment in higher education

Conteúdo do artigo principal

Paulo Rodolfo de Oliveira Martins
Rogerio Galante Negri
Jorge Kennety Silva Formiga
Vivian Silveira dos Santos Bardini
Amanda Louisi dos Santos Galvão
Adriano Bressane

Resumo

This study aims at introducing and assessing a pedagogical strategy for formative assessment in higher education. Under such purpose, successive quick tests are applied as soon as new topics of the course are introduced to students. Thereby, learning weaknesses are identified, from which in turn makes it the focus of review by the student. In order to assess the effectiveness of this pedagogical strategy, two case studies were carried out at different undergraduate courses. As a result, there was a significant performance gain by the students. In conclusion, based on the analysis of statistical significance, it was possible to verify that the proposed pedagogical strategy constitutes a promising alternative for formative assessment in higher education.

Detalhes do artigo

Como Citar
Martins, P. R. de O. ., Negri, R. G. ., Formiga, J. K. S. ., Bardini , V. S. dos S. ., dos Santos Galvão, A. . L. ., & Bressane, A. (2022). Adaptive teaching based on gamification: a pedagogical strategy for formative assessment in higher education. Educação Online, 17(39), 42–58. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.956
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Rodolfo de Oliveira Martins, Unesp São José dos Campos

Formação: mestre em ciência e tecnologia aplicada à odontologia pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em 2018,

Função atual: docente e pesquisador da Faculdade Anhanguera

Área de pesquisa: educação, com ênfase em programação neurolinguística.

Rogerio Galante Negri, Unesp, São José dos Campos

Formação: doutor em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em 2013

Função atual: docente e pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia

Área de pesquisa: reconhecimento de padrões e processamento de imagens.

Jorge Kennety Silva Formiga, Unesp, São José dos Campos

Formação: doutor em engenharia e tecnologia espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em 2009

Função atual: docente e pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia

Área de pesquisa: mapeamento e controle de lixo espacial

Vivian Silveira dos Santos Bardini , Unicamp

Formação: doutora em engenharia de transportes pela Universidade de São Paulo em 2013

Função atual: docente e pesquisadora da Universidade de Campinas

Área de pesquisa: infraestrutura e transportes.

Amanda Louisi dos Santos Galvão, Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), São José dos Campos

Formação: bacharel em engenharia ambiental pela Universidade Estadual Paulista em 2018, mestranda em engenharia civil e ambiental pela Faculdade de Bauru

Área de pesquisa: infraestrutura urbana e regional.

Adriano Bressane, Unesp, São José dos Campos

Formação: doutor em ciências ambientais pela Universidade Estadual Paulista em 2017

Função atual: docente e pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia

Área de pesquisa: inteligência artificial aplicada à modelagem ambiental