O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa a atuação do professor coordenador pedagógico (PCP) e sua relação com a direção escolar na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam avanços no tocante à gestão democrática nas instituições escolares, tais como: criação de uma equipe de coordenação pedagógica composta por diretor, vice-diretor e PCP e consolidação da eleição para a escolha da direção escolar. No entanto, nota-se que ainda há um grande distanciamento entre as concepções democráticas estabelecidas legalmente e a sua efetivação. A maioria dos PCP entrevistados apontam que não há uma gestão coletiva dos processos pedagógicos. Observa-se que, no cotidiano escolar, a atuação da direção está mais relacionada às atividades administrativas e burocráticas em detrimento de aspectos pedagógicos.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.