Sobre temposespaços e conhecimentos curriculares: indícios e narrativas de escolas inovadoras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, fizemos a leitura dos projetos político-pedagógicos de quatro escolas inovadoras, anotando os indícios dos usos que fazem dos tempos na construção curricular: Escola Amorim Lima/SP, Projeto Âncora/Cotia-SP, Escola Oga Mitá/RJ e Escola Internacional SACI/Juiz de Fora-MG. A Escola Amorim Lima tem como princípios o respeito e a confiança em cada um dos que habitam o tempoespaço escolar. O Projeto Âncora traz indícios de uma organização que se pergunta sobre sua história, seu passado, seu presente e seu futuro, que se entrelaçam na multiplicidade dos tempos. A Escola Oga Mitá procura inter-relacionar as temporalidades crhónos e aión. Na Escola Internacional SACI, além dos indícios do PPP, mergulhamos no cotidiano escolar das turmas Agrupadas II e III. Consideramos que essa escola vem equacionando diferentemente o tempo escolar, estabelecendo uma relação harmoniosa entre a cronologia do relógio e a criação.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.