Doenças não transmissíveis, livro didático e o ensino de citologia

Conteúdo do artigo principal

Pedro Martins Bonotto
Cisnara Pires Amaral

Resumo

O objetivo do trabalho foi realizar análise qualiquantitativa de livros de biologia do Programa Nacional do Livro Didático, levantando as informações sobre doenças não transmissíveis e identificando se eles proporcionam aos discentes conhecimentos em relação à promoção da saúde, envolvendo temáticas que correlacionem metabolismo, doença e disfunções orgânicas. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, observando conceitos, informações atuais, incentivo à investigação crítica e a analogia realizada. Concluiu-se que a maioria dos livros analisados não relacionam o conceito DNTs às patologias listadas, não realizam a analogia das epidemias com o metabolismo celular e o estudo da citologia. Alguns possuem informações atuais e pertinentes, enfatizando os conceitos de nutrição, metabolismo, mutações, fatores externos e doenças relacionadas à citologia. Porém, é fundamental a análise de tais contextos, pois o docente poderá buscar outras fontes de informações, munindo os discentes de informações que melhorem a qualidade de vida e auxiliando-os a identificar as disfunções metabólicas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bonotto, P. M., & Amaral, C. P. (2020). Doenças não transmissíveis, livro didático e o ensino de citologia. Educação Online, 15(33), 159–175. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.557
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.