Políticas públicas de Educação a Distância para o ensino superior: da regulamentação ao cenário atual
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Falar sobre as políticas públicas da Educação a Distância no Brasil, em momentos difíceis como o que estamos enfrentando atualmente, requer uma análise mais apurada do cenário político e econômico, já que o país enfrenta uma crise, tanto política como financeira, que levou a uma falta de investimento, redução e até mesmo congelamento de recursos para setores fundamentais, como a educação. Assim, este artigo tem como objetivo discutir as políticas públicas em Educação a Distância (EaD), sob uma perspectiva histórica, crítica e reflexiva, a fim de fazer uma ponte desde o seu surgimento no Brasil, passando pela sua grande expansão até os seus impasses atuais. Metodologicamente, trabalhamos com a pesquisa bibliográfica e documental. Portanto, podemos dizer que, nesse contexto, ainda há uma grande incerteza, principalmente, quando se instalou o cenário de sepultamento da Universidade Aberta do Brasil. Entretanto, acreditamos em uma nova reconfiguração, que vise à institucionalização e ao aumento da qualidade do ensino.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.